PRINCIPAIS SEGMENTOS:

Celulose e Papel:

Os resíduos orgânicos gerados em fábricas de celulose e papel, como as cascas de árvores, lodo primário e resíduos líquidos, apesar de serem de difícil degradabilidade, com uma planta bem planejada pode-se extrair grandes volumes de biogás por tonelada de resíduo. Esse setor é sem dúvida, um dos maiores potenciais inexplorados de Biogás e Biometano no mundo. O gás combustível pode ser utilizado pela própria frota de veículos leves e pesados da indústria, além da possibilidade de ser exportado em forma de combustível ou eletricidade.

Alimentos e Bebidas:

Estima-se que o setor de alimentos e bebidas seja responsável por cerca de 15% dos resíduos orgânicos gerados no mundo. Esse volume representa uma grande oportunidade para a produção de biogás, que pode ser usado para abastecer as próprias indústrias, pode ser comercializado para outras empresas, para a rede elétrica e ainda pode ser recuperado BioCO2 para aqueles setores que têm utilidade para esse gás.

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Agricultura:

O setor agrícola é responsável por uma grande parcela dos resíduos orgânicos gerados no mundo, o que significa que o potencial de geração de biogás é bastante significativo. Investir em projetos de Biogás e Biometano na agricultura pode ser uma ótima alternativa para empresas que buscam reduzir custos e impactos ambientais, ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência energética e a sustentabilidade do negócio.

Sucroalcooleiro:

Torta de filtro, bagaço da cana, palha de cana e/ou milho e vinhaça são resíduos que frequentemente são descartados por usinas de açúcar e álcool. Esses resíduos têm um enorme potencial de geração de biogás, sendo mais uma fonte de energia que pode ser aproveitada por esse setor que já está acostumado a competir no segmento de combustíveis.

Pecuária:

Os resíduos orgânicos gerados na pecuária, seja nos processos de cria, recria, engorda ou nos abatedouros, têm grande valor energético para produção de biogás. São famosos por terem fácil digestibilidade, o que faz com que as plantas de biodigestão para esses materiais sejam bem simples. Aqui na Azul, temos o cuidado para que tudo seja feito da melhor maneira possível, de acordo com o perfil de cada cliente.

TRANSPORTE:

Transporte é o queridinho dos produtores de Biometano. A possibilidade de substituir o Óleo Diesel que é extremamente poluente e caro por um combustível renovável que pode ser fabricado em pequena ou grande escala pelo próprio transportador mexe com a competitividade de qualquer empresa. Veículos pesados a GNV ou Biometano até 410CV, podem ter uma autonomia de 300 a 800km, a depender do tipo de material transportado e número de cilindros de gás combustível instalados. Pode-se também associar pequenas usinas de geração em pontos estratégicos da rota e ao gás canalizado.

DUVIDAS FREQUENTES:

Most frequent questions and answers

Nossos especialistas têm um know-how muito grande dos melhores e piores substratos para fabricação de gás, sejam eles resíduos ou matérias-primas selecionadas. A única forma de saber com precisão o potencial de produção de Biometano de um material é com análises laboratoriais, seja em nosso laboratório interno ou em laboratórios externos certificados.

Materiais orgânicos não degradados ou com baixa degradação costumam ser excelentes, entre eles os resíduos de abatedouros, resíduos da indústria sucroenergética, de fábricas de celulose e papel, da pecuária, fábricas de alimentos ou bebidas e culturas agrícolas plantadas, ou seja, os ramos de atuação que trabalhamos. Na dúvida, contate-nos que esclareceremos mais a fundo.

Sim. Pensando em fatores econômicos, a oferta de Óleo Diesel está cada vez mais restrita, seja por fatores ambientais ou devido a conflitos mundiais (guerra na Ucrânia) que fazem com que aumente o consumo em determinados locais, pelo fato do Diesel ser o substituto mais fácil do gás russo. Sabendo disso, não há expectativa de diminuição de preço na bomba pensando no médio e longo prazo. O Biometano é, por lei, equivalente ao Gás Natural, que por sua vez, já vem se provando, no mundo todo, um excelente substituto do Diesel. O potencial brasileiro de produção de Biometano, seja por resíduos ou culturas energéticas, é invejado pelo mundo todo por três fatores em específico: volume potencial, pegada de carbono do biocombustível e preço para fabricação. Sendo bem competitivo até mesmo com o Gás Natural.

Para efetiva competitividade, é necessário uma planta bem dimensionada, com equipamentos de boa eficiência e qualidade, com disponibilidade de operação da planta quase que 24 horas por dia, o ano todo.

O mercado de veículos pesados está apenas no início, seja no Brasil ou no restante do mundo. A tendência é de uma frota cada vez maior, segundo dados dos fabricantes nacionais, as vendas saltam a cada ano. Portanto, a expectativa é que para os próximos anos haja comércio para veículos usados a gás. Hoje ainda não existe pelo fato de que ainda não deu tempo dos primeiros veículos serem depreciados.

Sim, em veículos pesados, chega a ser mais seguro do que o próprio Óleo Diesel. Isso se dá pelo fato dos cilindros de gás serem extremamente duros e seguros. Em um impacto lateral, os cilindros dificilmente são danificados, e quando são, são abertas válvulas de segurança automaticamente, dissipando o gás combustível pela atmosfera, ao contrário do diesel que derrama no chão, correndo o risco de inflamar e causar um incêndio queimando o veículo. Fora os problemas ambientais.

Segue um vídeo da Scania testando a segurança dos pesados a gás: https://youtu.be/7GhGiplJhAw